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VRF 

Ar condicionado VRF (do inglês "variable refrigerant flow") é um sistema de ar condicionado central do tipo multi-split.

 

Aplicação

 

O ar condicionado VRF é um modelo de ar condicionado desenvolvido especialmente para residências amplas e edifícios comerciais de médio e grande porte. O ar condicionado VRF possui um sistema multi-split com apenas uma unidade externa ligada a múltiplas unidades internas operando individualmente por ambiente (podendo chegar a 64 máquinas).

 

O gás do sistema do ar condicionado VRF é preferencialmente o R-410A entre outros, chamado agente refrigerante, é o responsável pela captura térmica e intercambio do ar ambiente com o meio externo. O sistema de refrigeração do ar condicionado VRF chamado ciclo de refrigeração é composto por diversos componentes, os quais proporcionam uma condição de funcionamento que permite o retorno desse fluido refrigerante para a condição inicial no ciclo.

 

O grande diferencial nesse sistema de ar condicionado VRF é simplesmente uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle micro-processados, aliado à combinação de múltiplas unidades internas em um só ciclo de refrigeração.

 

A instalação do sistema de ar condicionado VRF é muito simples, resultando em uma economia de tempo e mão-de-obra, além de manter a arquitetura sem alterar as características do empreendimento, produzindo um baixo nível de ruído e baixo consumo elétrico.

 

Além de ser versátil e flexível, possui expansão modular e de grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes.

 

Atualmente existem poucas empresas que distribuem o sistema de ar condicionado VRF no Brasil. Entre elas destaca-se a BRAS-COOL com profissionais treinados e capacitados.

 

Instalação

 

A instalação do sistema de ar condicionado VRF deve seguir critérios rigorosos

de qualidade e que são de aplicação geral para todos os sistemas de ar condicionado VRF.

1 - Armazenamento das tubulações em local livre de umidade em cavaletes

(devem estar tamponadas).

2 - Procedimentos de brasagem com conjunto maçarico e nitrogênio passante

3 - Teste de estanqueidade (pressurização com N2 - Nitrogênio) 41Kgf/cm2.

4 - Desidratação do ciclo (procedimentos de vácuo) 500Microns de Hg - deverá ser

utilizada bomba de dreno e vacuômetro eletrônico.

5 - Carga de refrigerante - quebra de vácuo (utilização do gás HFC R-410A).

6 - Ligações elétricas de comando (conexão com cabo bipolar de dados com blindagem

contra interferência eletromagnética).

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